RJ: (21) 2256-1152 / SP: (11) 3614-9284 / BH: (31) 4062-7669 / DF: (61) 4063-9763

Possíveis efeitos adversos

1. A sensação da região dolorida geralmente é similar à sensação de músculo dolorido e geralmente melhora nos primeiros 2 a 14 dias. Alguns pacientes não sentem nenhuma dor enquanto outros ficam doloridos durante um longo período de tempo. A intensidade do desconforto varia de paciente para paciente, mas geralmente tem uma relação direta com a quantidade de gordura retirada e a quantidade de áreas tratadas. Quanto mais gordura for retirada e mais áreas tratadas, mais dolorido você poderá ficar.

2. Tanto os homens quanto as mulheres podem sentir certa dormência, inchaço e descoloração na região pubiana depois de realizarem lipoaspiração abdominal, podendo durar aproximadamente 10 dias.

3. O terceiro e quarto dia depois do procedimento tendem a ser os mais incômodos e pacientes relatam inchaço. Devido ao efeito da gravidade, pode haver inchaço nos tornozelos (quando tratamos as pernas e joelhos) e nos pulsos e mãos (quando tratamos os braços).

4. No quinto ao sétimo dia após o procedimento, alguns pacientes sentem coceira nas áreas tratadas. Pode coçar levemente a pele, mas evite arranhar e mal tratar as regiões das puncturas. Hidratantes podem ajudar.

5.
Você poderá experimentar uma depressão leve na primeira semana depois da cirurgia. Após a primeira semana, seu humor vai melhorar e você poderá ver o inchaço e a equimose desaparecendo.

6. Algumas mulheres apresentam uma irregularidade menstrual, começando mais cedo ou atrasando o ciclo menstrual do mês. Este é um efeito colateral comum com muitos procedimentos e cirurgias e quase sempre se resolve no próximo ciclo.

7. Vermelhidão na face, pescoço e região superior do tórax podem acontecer depois da lipoaspiração e dura um a dois dias.

8. Uma leve elevação da temperatura (até 37,5 graus) durante os primeiros dias é uma reação normal do corpo ao procedimento de lipoaspiração.

9. Um pouco de equimose (mancha roxa) nas áreas tratadas é comum. Quanto mais extenso o procedimento de lipoaspiração, maior a chance de equimose. É normal ver algumas equimoses aparecerem e desaparece de um dia para o outro. Geralmente quase toda equimose desaparece após 2 semanas.

10. As áreas tratadas podem ficar endurecidas e encaroçadas por aproximadamente dois meses. Alguns pacientes ficam inacreditavelmente endurecidos no abdômen. Pacientes submetidos a lipoaspiração de braço algumas vezes sentem como se fosse um caroço duro de amêndoa na região lateral próxima a axila. Pacientes submetidos a tratamento no queixo podem sentir como se fosse dois caroços duros de ervilha de baixo do queixo. Isto é normal e ocorre devido à inflamação e o processo de cicatrização. É normal parecer melhor pela manhã e à medida que o dia passa ficar mais encaroçado e endurecido.

11. As puncturas geralmente fecham completamente em 2-7 dias, mas geralmente ficam visíveis por um ano. Depois de um ano, a maioria dos pacientes tem dificuldade de identifica os locais das puncturas. No entanto, devido às irregularidades da pele de cada individual, alguns pacientes podem ter uma pequena cicatriz.

12. Algumas pessoas têm dormência na pele nas áreas tratadas por até dois meses. Isto é mais comum na área de queixo, mas também pode acontecer no abdômen ou coxas. Em todos os casos podemos observar uma volta da sensibilidade da pele.

13. Muitos pacientes retêm líquidos depois do procedimento e sentem como se tivessem ganhado peso, sentindo as roupas temporariamente mais apertadas. Isto é normal e pode durar aproximadamente uma semana. No entanto, se você tiver uma tendência a reter líquidos, poderá ficar inchado por mais tempo. Você deverá ver uma melhoria com o tempo, mas procure evitar ficar monitorando diariamente.

14. Na segunda e terceira semana, alguns pacientes que tem os efeitos citados anteriormente, começam a se questionar se o procedimento "funcionou". Isto é normal. Lembre-se que resultados imediatos não são comuns e que durante o seu processo de cicatrização você poderá de fato, às vezes, parecer pior. Resultados finais levam em torno de 6 meses. Na quarta semana quase todos os pacientes ficam muito contentes, e a partir daí ficam cada vez mais felizes com os resultados que melhoram mais e mais com o passar do tempo.






Tire as suas dúvidas enviando email para: