Horário de Atendimento: Segunda a Sexta - 11h às 19h
Telefones: RJ (21) 2256-1152 | SP (11) 4063-8638 | BH (31) 4062-7669 | DF (61) 4063-9763 | Celular (21) 99003-1171
Whatsapp Whatsapp (21) 99003-1208

Ginecomastia

Apesar dos homens constantemente reclamarem de terem mamas femininas, há que se diferenciar a ginecomastia verdadeira da ginecomastia falsa.

A ginecomastia verdadeira é aquela em que há tecido glandular mamário no homem.

A ginecomastia falsa é aquela onde o homem apresenta uma mama com aspecto feminino, porem ela se deve ao excesso de gordura.

Há ainda o que se chama de ginecomastia mista onde além da glândula mamária há também um acumulo de gordura no local.

Causas de Ginecomastia

A ginecomastia verdadeira ocorre temporariamente em todos os homens durante a fase da puberdade. Na puberdade onde há um inicio, muitas vezes desordenado, da produção hormonal, as glândulas mamarias aumentam pelo estimulo da produção do hormônio prolactina. Na maioria dos homens é uma fase temporária, ou seja as mamas crescem mas depois, quando há um equilíbrio hormonal elas regridem.
Em alguns homens não ocorre essa regressão e as glândulas permanecem como se fossem duas bolas duras à palpação.

Outra grande causa de ginecomastia verdadeira, é o uso de anabolizantes em academias. Esses hormônios acabam estimulando a produção da prolactina e acarretam o crescimento da glândula mamária.

Quando além da ginecomastia verdadeira a pessoa ainda tem um excesso de gordura na região, as mamas aparentam ainda maiores.

Na ginecomastia verdadeira, é comum os pacientes relatarem que a aréola (bico do peito) fica maior (mais inchado) ou menor, dependendo da temperatura.

Erros que pessoas com Ginecomastia fazem

Um dos grande erros que ocorre nos pacientes com ginecomastia, sejam ginecomastia falsa ou ginecomastia verdadeira, é realizar musculação da região peitoral, achando que vai “queimar” a gordura do peitoral.
Na verdade a musculação da região peitoral tende a aumentar (hipertrofiar) o musculo peitoral e dessa forma aumentar ainda mais o tamanho das mamas.

Outro grande erro comum é quere operar um adolescente, na fase da puberdade, que apresenta uma ginecoamstia verdadeira. Provavelmente a glândula mamaria ira regredir ou diminuir de tamanho, sendo desnecessário a cirurgia.

Tratamento da Ginecomastia

No Centro da Lipo tratamos a grande maioria dos pacientes com ginecomastia, utilizando lipo (lipoaspiração) com laser, sob anestesia local.

O laser tende a destruir e/ou amolecer parte ou toda a glândula e em seguida aspiramos com cânulas especialmente desenvolvidas para ginecomastia.

Na grande maioria das vezes temos excelentes resultados fazendo apenas esse procedimento, que requer dois pequenos orifícios com 2mm.

Em raros casos, precisamos além da lipo (lipoaspiração), realizar um pequeno corte para retirar a glândula remanescente.

ginecomastia

Esquema de ginecomastia com o aspecto almejado

Como é a recuperação da Ginecomastia?

Após o procedimento, coloca-se uma cinta por 7 a 14 dias e depois o paciente é liberado para atividades físicas normais.
A maioria dos pacientes sente praticamente nenhum desconforto. Não são feitos pontos, e as pequenas puncturas de 2mm geralmente fecham sozinhas em 48 horas. Alguns pacientes não apresentam quase nenhuma manchas roxas (equimose) enquanto outros podem ter áreas bem arroxeadas. Aproximadamente uma semana após o procedimento, o tórax começa a ficar rígido e duro como se fosse madeira debaixo da pele. Este endurecimento é normal e dura um ou dois meses. Durante este período, pode sentir coceira ou leve queimação no tórax. A região vai lentamente amolecendo e voltando ao normal.

CONTATO